Pipoca Doce de Pipoqueiro

 

Tem mais ou menos umas duas semanas que a amiga Victoria compartilhou no Facebook uma receita daquelas que a gente sempre sonha em ter: a famosa pipoca doce, feita nas ruas, pelos pipoqueiros amados. Os comentários eram os melhores do mundo: gente emocionada por, finalmente, descobrir o segredinho da pipoca marota. Fiquei super animada pois além de ser pipoca doce, era aquela pipoca vermelhona, que eu fui ver pela primeira vez em São Paulo – aqui no Rio, pelo menos na capital, ela é caramelada apenas.

Mesmo estando numa fase de evitar doces, não resisti e fiz. Gente, não é que fica IGUAL? Pela quantidade de óleo, você jura que vai dar errado – até a primeira pipoquinha estourar, foram mais ou menos 20 minutos de espera. Mas quando estoura… JESUS! Ah, essa quantidade rende muita pipoca! Chame um batalhão pra comer, viu?

Pipoca Doce de Pipoqueiro

Receita do Tudo Gostoso

Ingredientes

  • 1 xícara de milho para pipoca
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de água filtrada
  • 1 colher (sopa) de corante vegetal alimentício vermelho
  • 1 colher (sopa) de leite de coco

Modo de Preparo

1. Em uma pipoqueira, acrescente todos os ingredientes listados. Mexa com uma colher e aguarde – em fogo baixo – a pipoca estourar. Se não tiver pipoqueira, use uma panela grande mas vigie bastante para que a pipoca não queime.

OBS: usei corante vermelho líquido. Ficou BEEEEM vermelho, se quiser menos cor, use menos quantidade. Se não tiver corante, pode fazer também que fica gostoso do mesmo jeito.

2. Quando a primeira pipoca estourar, mexa a pipoca para evitar que queime. Se estiver usando uma pipoqueira, é só rodar aquela manivela. Você vai perceber que o milho caramelado ficará bem resistente. É assim mesmo.

3. Quando a pipoca estourar por completo, despeje-a em uma forma antiaderente e com uma colher, separe os grumos caramelados. Espere esfriar um pouco antes de servir. O sabor fica muito melhor com ela morna.

Se desejar, despeje leite condensado por cima. Eu achei que fica beeem doce então dispensei essa gordice.

 

Rendimento: porção para 4 – 6 pessoas.

Inline
Inline