Pipoca na panela…

receita pipocaNem é preciso dizer como pipoca e feriado combinam neh? Hummmmm…aliás…com o que uma pipoquinha não combina? Ela alimenta, diminui a ansiedade e ainda inspira os poetas, como diz a crônica “A Pipoca”, de Rubem Alves. O bom é que a pipoca é rica em carboidratos, fibras e vitaminas, só nutrientes importantes para a garotada. A culpa passa longe…kkkkkkkkkkk. Então vamos lá? Mão na massa, esqueça as versões para microondas e vá para o fogão! Para animar e fugir da dieta, separamos algumas receitas bem facinhas para incrementar sua pipoca e curtir esses dias de folga com gostinho de quero maiiisss! Oooo delícia…love love love…nesses dias de chuva, assistindo um filminho, pernas pro ar, nada melhor do que pipoca e guaraná (light, claro! rs).

Vocês vão pirar nas receitas que separamos! Buscamos várias inspirações na net, para agradar todos os gostos!

Bom Apetite!!!

🙂

PIPOCAS SALGADAS:

Pipoca aromatizada com alecrim

2 raminhos de alecrim picadinho (sem o talo)
4 colher(es) de sopa de manteiga
1/2 xícara(s) de chá de milho de pipoca
Sal a gosto

Derreta a manteiga e ainda quente, retire toda a espuma branca para clarificar. Aqueça a manteiga clarificada e nela junte o alecrim, deixando que solte seu aroma (apenas 30 segundos é suficiente). Reserve.  Leve o milho de pipoca ao fogo com a manteiga coada (sem os ramos do alecrim), deixe o milho estourar. Vire em uma tigela, polvilhe sal à gosto e se quiser salpique mais ramos de alecrim e manteiga. Sirva quente.

pipoca alecrim

Pipoca Temperada com Azeite de Alho

1 dente de alho brunoise (picadinho)
4 colher(es) de sopa de azeite
1/2 xícara(s) de chá de milho de pipoca
Sal a gosto

Misture metade do azeite com o alho. Reserve. Leve o milho de pipoca ao fogo com o restante do azeite (sem o alho), quando o milho começar a estourar junte o azeite de alho. Vire em uma tigela e polvilhe sal à gosto.

pipoca alho

Pipoca Picante

1 xícara (chá) de milho de pipoca
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de ervas finas
1 pitada de pimenta-do-reino
1/4 xícara (chá) de queijo ralado

Em uma panela coloque a margarina/manteiga e o milho de pipoca Pula Pula. Fique mexendo sempre até começar a pipocar. Tampe a panela e abaixe o fogo. Retire do fogo e acrescente as ervas finas, a pimenta e o queijo ralado, misture muito bem.

pipoca picante

Pipoca com caldo de carne

Quando for estourar a pipoca, antes de colocá-la no óleo, espere ele esquentar um pouco e então jogue um tablete de caldo de carne. Mexa até ele começar a se desfazer, então coloque a pipoca e não pare de mexer até que ela comece a estourar, senão o caldo queima! Fica muito bom se você conseguir não queimar. Também dá para fazer com caldo de galinha.

pipoca caldo de carne

Pipoca com bacon e queijo

1 xícara (chá) de bacon em cubos pequenos
4 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de milho para pipoca
1 xícara (chá) de queijo parmesão em cubos pequenos
Sal a gosto

Em uma panela, frite o bacon no óleo até dourar. Retire o bacon da panela com uma escumadeira e reserve. Na gordura do bacon, adicione a pipoca e volte a panela ao fogo médio. Tampe a panela e quando começar a estourar, mexa a panela com cuidado para não se queimar. Quando parar de estourar, misture o queijo e o bacon reservado com a ajuda de uma colher de pau. e tempere com sal. Transfira para uma tigela e sirva.

pipoca bacon queijo

PIPOCA MISTA:

Pipoca doce e salgada – Kettle Corn

1 1/2 colher (sopa) de óleo (eu uso canola)
1/4 xícara de milho para pipoca
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
Sal a gosto

Em uma panela grande, coloque o óleo e 3 grãos de milho. Acenda o fogo e tampe a panela. Preste atenção: quando o terceiro grão de milho estourar, o óleo está pronto. Adicione o restante do milho e o açúcar. Gire a panela para misturar bem. Tampe a panela e sacuda gentilmente (ou gire a manivela, se tiver uma panela própria), deixando a tampa entreaberta para o vapor sair. Quando estourar tudo, coloque as pipocas em uma tigela grande e coloque sal a gosto (cerca de 1 colher (chá) para esta quantidade de milho).

Kettle Corn

PIPOCAS DOCES:

Pipoca caramelizada

Coloque duas colheres (sopa) de manteiga, 10 colheres (sopa) de açúcar em uma panela grande e leve ao fogo baixo mexendo sem parar até formar uma calda. Cuidado para não deixar queimar. Junte 1 xícara (chá) de milho para pipoca e continuem mexendo. Quando as pipocas começarem a estourar, tampe a panela. Segure o cabo e vá chacoalhando a panela para a calda misturar bem. Quando os intervalos ficarem mais longos, desligue e sirva!

pipoca doce

Pipoca com leite condensado

1 pacote de milho de pipoca (250g)
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (500g)
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Óleo a gosto.

Em uma panela grande, adicione o óleo e estoure o milho de pipoca. Em seguida, passe a pipoca para uma vasilha grande. Reserve. Na mesma panela, coloque o açúcar e o chocolate em pó e deixe caramelizar. Apague o fogo e, rapidamente, despeje a pipoca na panela e mexa para caramelizá-la por completo. Passe a pipoca para a vasilha novamente e adicione o leite condensado e o coco ralado.

pipoca leite condensado

Pipoca de chocolate

1 xícara de milho para pipoca de boa qualidade
6 colheres de sopa de açúcar cristal
3 colheres de achocolatado em pó de boa qualidade
Água

Misture o achocolatado com o açúcar. Coloque água suficiente para cobrir a mistura. Leve ao fogo, mexa sempre para não encaroçar. Ferva até ponto de brigadeiro mole. Estoure a pipoca. Quando terminar de estourar desligue o fogo, despeje a calda na pipoca, ambas quentes, mexa rapidamente a pipoca até cristalizar a calda. Obs: não se preocupe quando você jogar a calda e a pipoca murchar. O que faz a pipoca ficar boa é mexê-la rapidamente.

Pipoca Chocolate

Pipoca de groselha

1 xícara (chá) de milho para pipoca
1 xícara de óleo de soja
1 1/2 xícara de xarope de groselha
100 g de açúcar cristal

Em uma panela, estoure a pipoca no óleo. Reserve. Prepare uma calda de groselha com o açúcar cristal até o ponto de fio. Despeje a calda ainda quente sobre a pipoca e misture bem. Sirva após esfriar.

pipoca de groselha

WE LOVE POPCORN!!!

Inline
Inline